ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL
A cirurgia para colocação da prótese de quadril é um dos procedimentos cirúrgicos de maior sucesso na história da medicina. Ela é o tratamento de escolha para os desgastes graves da cartilagem dessa articulação e tem como objetivo principal melhorar a função articular proporcionando o alívio da dor e restaurando a mobilidade.
Na artroplastia do quadril substituímos a cartilagem desgastada por uma nova superfície de atrito, utilizando uma prótese.
Existem diversos modelos de implantes que possuem características diferentes entre si como tamanho, forma, modo de fixação e materiais dos quais são feitos. De um modo geral uma prótese de quadril é formada por um componente femoral metálico, uma cabeça metálica ou de cerâmica, um componente acetabular metálico e um revestimento acetabular de polietileno ou de cerâmica.
Alguns desses modelos possuem resultados excelentes no longo prazo com sobrevidas superiores a 90% em 30 anos. Esses bons resultados estão relacionados a diversos fatores, sendo um dos principais, o planejamento cirúrgico.
Atualmente nossos planejamentos são realizados com o auxílio de um software e radiografias com marcadores metálicos específicos.
Geralmente os pacientes permanecem internados por 2 ou 3 dias, caminharão no dia ou no dia seguinte do procedimento sem restrição de carga, com auxílio de andador ou muletas e do fisioterapeuta.
PRÓTESE EXETER
Desenvolvida no final dos anos 60 em Exeter, na Inglaterra, pelo ortopedista Robin Ling e pelo engenheiro Clive Lee, a prótese de Exeter já foi utilizada em mais de 2 milhões de pacientes no mundo inteiro e possui excelentes resultados com uma sobrevida maior do que 90% em 30 anos em todos os registros nacionais de implantes.
Seu desenho, o material de que é feita e a combinação dessas características com as propriedades do polimetilmetacrilato, resina que é utilizada para fixá-la, são fundamentais para esses resultados.
ARTROSCOPIA DO QUADRIL
A artroscopia do quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através da introdução de uma câmera (artroscópio) na região articular e que com a ajuda de outros instrumentos permite o tratamento de diversas patologias com mínimo trauma tecidual.
A artroscopia fornece uma visualização direta da articulação permitindo uma avaliação completa da cartilagem, do labrum, de ligamentos e outras estruturas.
A sua principal indicação é o tratamento da síndrome do Impacto Femoroacetabular ou o Impacto do Quadril que ocorre por um contato anormal entre o fêmur proximal e o acetábulo decorrente de alterações no formato desses ossos.
Para muitos pacientes a artroscopia do quadril é o tratamento de escolha e através dela é possível corrigir as deformidades ósseas e reparar as lesões labrais e por tratar-se de uma cirurgia minimamente invasiva geralmente é acompanhada de pouca dor pós-operatória e de um retorno mais rápido para as atividades diárias e esportivas.