PREPARANDO-SE PARA A CIRURGIA DE PRÓTESE DE QUADRIL:
O que devo fazer alguns dias antes da cirurgia de prótese de quadril?
EXAMES
Conforme critério médico, poderá ser solicitada uma avaliação clínica e/ou cardiológica para garantir que você estará apto ao procedimento cirúrgico.
Alguns exames preparatórios serão solicitados. Ao menos, você deverá fazer coleta de sangue para realização de hemograma, plaquetas e provas de coagulação.
Outros exames como glicemia, provas de função renal e coleta de urina também podem ser necessários.
MEDICAMENTOS
Alguns medicamentos de uso contínuo poderão ser suspensos dias antes da cirurgia: antiagregantes plaquetários (como o clopidogrel e o ácido acetilsalicílico – AAS), vitaminas e fitoterápicos (como óleo de peixe, Ginkgo Biloba e Ginseng), imunossupressores ou imunobiológicos (rituximabe e infliximabe), alguns medicamentos para emagrecer (Ex. Ozempic) e para tratar diabetes (Ex. Victoza).
É importante que você comunique à equipe médica os medicamentos e outras substâncias que faz uso.
Uma boa dica é trazer no dia de sua internação hospitalar uma lista contendo o nome dos medicamentos, a dosagem, a frequência de uso e a última dose recebida.
Lembre-se de informar caso tenha algum antecedente de alergia medicamentosa, em especial aos antibióticos (cefazolina, cefuroxima, penicilina) ou látex.
RECOMENDAÇÕES
É recomendado deixar de fumar pelo menos 1 mês antes da cirurgia, pois esse hábito pode prejudicar a cicatrização.
Não depile o local a ser operado nos 15 dias que antecedem a cirurgia, pois a retirada dos pêlos será realizada no hospital com tricotomizador elétrico.
Em alguns casos, é indicado realizar a descolonização para a bactéria Staphylococcus aureus utilizando mupirocina em narinas e banho com clorexidina 5 dias antes da cirurgia. Seu cirurgião indicará se é necessário.
TRANSPORTE
Organize o transporte de ida e volta para o hospital no dia da cirurgia.
Leve ao hospital roupas de fácil colocação, sapatos fechados ou sandálias.
PÓS-OPERATÓRIO DOMICILIAR
No pós-operatório domiciliar é indicado que você utilize alguns equipamentos, como elevadores do vaso sanitário, andador ou muletas.
Quando for comprá-los ou alugá-los, informe seu peso e altura para verificar o mais adequado.
Poltronas altas com apoio para os braços na sua residência facilitarão as transferências.
Remova quaisquer obstáculos que possam causar quedas e considere instalar corrimãos, se necessário.
SISTEMA DE APOIO
Providencie alguém para ajudá-lo nos primeiros dias após a cirurgia, pois você pode precisar de auxílio com tarefas diárias.
Siga quaisquer instruções específicas fornecidas pelo cirurgião em relação a jejum, banho e uso de medicamentos no dia da cirurgia.
Discuta o plano de recuperação pós-operatória com o cirurgião, incluindo a programação da fisioterapia e consultas de acompanhamento.
O QUE DEVO FAZER UM DIA ANTES DA CIRURGIA?
Comunique o seu médico se você apresentar alguma infecção (por exemplo, furúnculo, foliculite, sinusite, dor de garganta, infecção urinária ou gripe).
Para a realização da cirurgia, é necessário um período de jejum, na maioria das vezes de 8 horas. Ainda assim, a critério de seu ortopedista, alterações nesse tempo poderão ser indicadas.
É imprescindível que no dia da cirurgia você esteja presente no hospital com no mínimo 2 horas de antecedência ou conforme orientação da equipe médica.
No caso de utilizar medicamentos de uso contínuo, converse com seu médico para confirmar ou não a administração dos remédios, especialmente se você tiver hipertensão e/ou diabetes e for usuário de insulina.
Lembre-se de levar no dia de sua internação hospitalar uma lista contendo o nome dos medicamentos, a dosagem, a frequência de uso e a última dose recebida.
A equipe multiprofissional irá avaliar a possibilidade de manutenção ou necessidade de suspensão desses medicamentos de acordo com sua condição clínica atual.
Tenha em mente que, de forma geral, não devem ser utilizados durante a internação os medicamentos trazidos de casa. O uso de medicamentos próprios poderá ser considerado apenas em algumas condições especiais após o consentimento da equipe médica e avaliação da equipe de farmácia clínica.
ANESTESIA
Antes da cirurgia, o médico anestesista lhe explicará sobre a anestesia proposta.
Após o término da cirurgia, você deverá permanecer na sala de recuperação anestésica (RPA) para que se recupere do procedimento com total segurança.
TEMPO DA CIRURGIA
O tempo médio de cirurgia pode variar de 2 a 3 horas.
Lembre-se de que a situação de cada paciente é única, portanto, é importante consultar o cirurgião ortopédico para obter orientações e conselhos personalizados antes de realizar a cirurgia de quadril.